top of page

DIA DOS NAMORADOS AQUECE AS VENDAS DO COMÉRCIO

Estimativa é de um crescimento de 8,2% das vendas em Rondônia


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO realizou uma sondagem entre os dias 02 e 03 com 140 entrevistados, que estimam um aumento das vendas para o Dia dos Namorados em 8,2%, o que pode ser considerado baixo, mas considerável em relação à intenção de consumo, o endividamento e o crédito mais caros.

A perspectiva é de que sejam movimentados R$ 87, 5 milhões no período em todo o Estado e que o ticket médio das compras seja de R$ 129,15, o maior valor desde 2019, o que representa um crescimento de 5%, em relação ao ano passado. Os itens mais procurados são: roupas (34%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), sapatos (24%), um jantar a dois (20%) e chocolates (17%). Vale também citar que 10% citam algum aparelho tecnológico, em especial o celular.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, Raniery Araujo Coelho, “considerando as incertezas econômicas e o nível de endividamento das famílias os gastos com a comemoração do Dia do Namorados reforça o apelo emocional da data e mostra a economia vem se consolidando no período pós-pandemia”.  

Sempre atuando na defesa dos interesses do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Rondônia, Raniery Coelho destacou o esforço do empresário e do Governo de Rondônia para melhorar as vendas e oferecer um serviço de qualidade aos clientes, citando a plataforma Rondônia Tem Tudo, do Executivo Estadual, e a campanha Compre Aqui, da Fecomércio-RO.

“Ambos os programas não apenas impulsionam as vendas, mas também reforçam a importância de valorizar o comércio local, contribuindo para o crescimento econômico e a sustentabilidade das pequenas empresas na A campanha.

A campanha "Compre Aqui", da Fecomércio desempenha um papel crucial no fortalecimento do comércio local durante o Dia dos Namorados. A Fecomércio, por meio de suas campanhas e seus Sindicatos Empresariais, projeta movimentações significativas no setor. Essas iniciativas incentivam os consumidores a adquirirem presentes em estabelecimentos locais, promovendo a economia regional e oferecendo aos casais oportunidades de adquirir produtos e serviços com descontos e promoções especiais.

Por sua vez, o programa "Rondônia Tem Tudo", do Governo de Rondônia, facilita o acesso dos consumidores a produtos e serviços de empreendedores locais, especialmente aqueles que atuam em segmentos como alimentação, vestuário e artesanato. Durante o Dia dos Namorados, essa plataforma digital se torna uma ferramenta estratégica para os casais que buscam presentes personalizados e exclusivos, além de apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo local.

CNDL

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a partir de uma pesquisa que realizaram, estimam que as vendas do Dia dos Namorados este ano devem ter uma pequena queda no número de consumidores em relação a 2024.

O que fazer no Dia dos Namorados?

Entre as muitas opções do que fazer no Dia dos Namorados se destacam fazer um jantar especial em casa ou no restaurante; providenciar um jantar com música ou à luz de velas; fazer um passeio ou fazer piquenique em um parque ou programar uma pequena viagem.  O que vale é celebrar o amor.

A DATA

O Dia dos Namorados, embora no exterior seja comemorado em 14 de fevereiro como Valentine's Day, no Brasil, criado pelo publicitário João Doria, para impulsionar as vendas do comércio com poucas vendas neste mês, foi estabelecido em 12 de junho pela proximidade com o Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho.

Com origem comercial o certo é que a data pegou se transformando na sexta data entre os maiores períodos de vendas do país, mas também virou uma ocasião para muitos casais organizarem algo especial para celebrar o seu amor.  


Opmerkingen


bottom of page